Estância Turística

Somos uma Estância Turística

Pela riqueza da história, da cultura e das belezas naturais, o município de Ilha Solteira é considerado, desde o ano 2000, pelo Governo do Estado de São Paulo, uma Estância Turística, o que o proporciona receber investimentos do estado para a melhoria da infraestrutura relacionada ao setor, como também para o planejamento da atividade (Plano Diretor de Turismo).

A população participou ativamente na elaboração do Plano Diretor de Turismo com vigência de 2016 a 2025, que tem como objetivo nortear a transformação do município em um polo regional de turismo técnico-científico, de pesca esportiva e náutico até o ano 2025, trazendo novas receitas e melhoria da qualidade de vida dos ilhenses.

 

Em um horizonte de 10 anos seremos os precursores, em âmbito regional, de um destino adequadamente estruturado para turistas e visitantes, reconhecido por inovar sempre em seus produtos turísticos.

Nosso público-alvo será surpreendido por opções adequadas às suas necessidades, com diferenciais mais criativos que as demais existentes no mercado, oferecidas a um preço adequado e comercializadas de forma eficiente.

Para tanto, trabalhamos embasados nos pilares do desenvolvimento econômico justo, da regionalização, do uso consciente dos recursos naturais e culturais e da excelência nos serviços prestados.

Ao longo dos últimos anos, nosso trabalho vem gerando resultados significativos. Além de possuirmos um Plano Diretor de Turismo que norteia as ações em prol da atividade, a Praia Catarina, um de nossos principais atrativos, passa por uma grande revitalização. Contamos com um Posto de Informações Turísticas com excelente estrutura para orientar, com informações precisas, aqueles que chegam ao município.

 

O destino turístico Ilha Solteira, hoje, é divulgado por meio de uma marca e de um programa de identidade visual criados a partir das impressões de ilhenses e de turistas sobre viver e visitar a nossa cidade. Essa marca e essa identidade visual estão presentes em nossos diferentes materiais de divulgação, como o Guia de Serviços e este website. O Plano Executivo de Sinalização Turística Rodoviária será implantado no próximo ano, fazendo com que a cidade e seus principais acessos tenham placas que orientarão os visitantes.

A cidade hoje conta com suas principais calçadas e playground público adaptados para portadores de mobilidade reduzida, sendo a Praia Catarina a primeira praia fluvial brasileira adaptada e que oferece cadeiras de rodas anfíbias.

O Espaço do Artesão foi recentemente reformado, tornando-se um local ainda mais agradável para acolher os interessados em conhecer e adquirir as bonitas peças produzidas pelos nossos artesãos. Iniciamos a realização de pesquisas de demanda turística, que ocorrerão de forma constante, que  mostrarão o perfil daqueles que nos visitam, suas percepções e expectativas sobre nossa atividade turística.

 

Documentos para baixar

Separamos os principais documentos para você baixar.