Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira

Visite uma das maiores hidrelétricas do estado de São Paulo

Impressionante obra da engenharia moderna, que empregou mais de 12 mil profissionais durante os 6 anos de sua construção, a Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira é também uma interessante atração turística. Agende uma visita durante a semana e conheça uma das maiores usinas do país.

Coloque o capacete, entre e fique atento às explicações do guia durante a visita. Por meio de maquetes e de caminhada em torno do maquinário e da sala de comando você compreenderá como a força da água é transformada em energia elétrica. Observe e sinta a vibração das turbinas em pleno funcionamento. Para a Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira funcionar foi preciso construir um imenso reservatório com 21 bilhões de m3 de água, o famoso Reservatório de Ilha Solteira. Os animais que habitavam o local onde foi construído o reservatório foram, naquela época, abrigados no Centro de Conservação da Fauna Silvestre.

Dicas e Orientações

No período de chuva, entre dezembro a fevereiro, quando o reservatório de Ilha Solteira normalmente fica cheio, sendo necessário o escoamento da água, é possível, com um pouco de sorte, durante a visitação a usina, ver a bela cascata formada pelo excesso de água que escoa pelos vertedouros, um espetáculo de encher os olhos.

Curiosidades:

  • As obras da Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira terminaram 250 dias antes do cronograma previsto.
  • Com a quantidade de concreto utilizada, poderiam ter sido construídos 1700 prédios de 35 andares cada um.
  • Em conjunto com a Usina Hidrelétrica Engenheiro Sousa Dias, a Usina de Ilha Solteira compõe o sexto maior complexo hidrelétrico do mundo.
  • Em 2010, a UHE Ilha Solteira recebeu do Bureau Veritas Certification o selo de qualidade ISO 9001:2008.

 

As visitas deverão ser agendadas previamente por E-mail: visita.ilhasolteira@ctgbr.com.br
(18) 99630-0341
De terça a sexta-feira, às 9h  e às 14h.

Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira
Rodovia MS 444, Km 58 – Selvíria – MS.

ENTRADA GRATUITA

Ver no mapa